A força da AgroTecnoleite Complem

      Goiás ocupa o 5º lugar no ranking nacional da produção de leite. O segmento emprega aproximadamente 220 mil pessoas e responde por cerca de 10% do PIB goiano, segundo dados do IBGE. O setor de produção de leite é um dos mais importantes do estado com 65 mil produtores.

      De acordo com a Embrapa, a região de Morrinhos é a terceira maior bacia leiteira do estado produzindo 112 milhões de litros de leite ao mês. Levando em conta as cooperativas que fazem parte da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), hoje, 19 cooperativas goianas captam leite. A Cooperativa Mista dos Produtores de Leite de Morrinhos, Complem, responsável pela AgroTecnoleite, é a maior delas. Em 2018 captou 57 milhões de litros de leite. Atualmente, a Cooperativa tem um mix de 35 produtos.

       Por isso, a Feira vem crescendo a cada ano, mostrando sua importância para a cadeia produtiva e para o agronegócio de uma maneira geral. Nesta 9ª edição, os produtores terão acesso às tecnologias voltadas à produção do leite como um aparelho capaz de analisar on-line a qualidade da silagem. Também será apresentada uma nova ferramenta que são os óculos de realidade virtual. O produtor poderá conhecer outras experiências, outras propriedades sem sair do lugar. Outra novidade é um robô que corta grama sozinho e, assim, auxilia o produtor em suas tarefas diárias. Também haverá resultado de pesquisas de novas variedades de capim e forrageiras da Emater e Embrapa para aumentar a produção de leite, além de novas cultivares de milho de empresas de sementes.

       A Feira também irá reunir conhecimento, através de oficinas e palestras para esclarecer dúvidas dos produtores e apresentar possibilidades de melhoria para suas propriedades. O projeto Caminhos do Leite que reproduz uma fazenda em uma versão “mini” e a 7ª Edição do Torneio Leiteiro, que é um dos diferenciais da AgroTecnoleite em relação as outras Feiras do mesmo segmento também chamam a atenção do público visitante todos os anos.

       E por falar em torneio leiteiro, uma das atrações da AgroTecnoleite Complem 2019 é a ordenha automatizada, de última geração. O equipamento mede a produção de cada vaca automaticamente e joga no sistema. A novidade tecnológica reduz a mão de obra e contabiliza com precisão a produção diária da fazenda.

       Os cooperados ainda poderão comprar rações e suplementos com preços e vantagens de pagamentos diferenciados no Balcão de Negócios da Complem. O presidente da Complem, Sérgio Penido, espera, nessa edição, bater recorde em negociação: “no ano passado foram R$105 milhões comercializados, em 2019, vamos superar essa marca, porque nos preparamos para novos desafios e investimos no que há de melhor no mercado para atender às necessidades do produtor rural e dos nossos cooperados,” reforçou o presidente.

        AgroTecnoleite Complem 2019. Três dias de novidades em todos os setores do agronegócio. 150 expositores, 12 palestras e seis oficinas oferecidas pelo Senar/Goiás. De 22 a 24 de maio no Centro Tecnológico Complem, no Distrito Agroindustrial de Morrinhos. Abertura oficial, dia 22, às 9h. Participe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter